
Programa Pistas para a pelve
Conheça o Programa
Formato dos encontros
12 encontros individuais realizados ao longo de 3 meses (encontros semanais) com 1h de duração cada.​
​
Público alvo:
O programa é para qualquer pessoa interessada em aprofundar sua relação com a pelve, sem recorte de gênero, idade ou formação específica.
Abordagens utilizadas
Anatomia experiencial, terapia manual, exercícios terapêuticos e análise bionergética.
O programa inclui
Avaliação personalizada, intervenções e recursos terapêuticos com terapia manual e análise bioenergética, elaboração de rotinas de exercícios terapêuticos e vivências de anatomia experiencial.
Diferença entre programa online e presencial
No programa presencial utilizaremos a terapia manual como recurso terapêutico e no online as intervenções manuais serão substituídas pelas autoliberações miofasciais e exercícios terapêuticos

Pistas para a pelve
Sua pelve é uma região privilegiada: caminho de conexão entre coluna e pernas, guardiã das estruturas de reprodução, eixo de gravidade do corpo, local de passagem entre dentro e fora. Conhecer e habitá-la é um caminho único de autoconhecimento, intimidade e conexão com o próprio prazer.
Você sente desconexão com sua pelve? Tem desejo de aprofundar a sua relação com essa parte do corpo? Então esse programa é para você! Um mergulho profundo, sensível e transformador para redescobrir sua pelve. Faremos um percurso terapêutico e pedagógico sobre ossos, órgãos, músculos, fáscias e padrões energéticos e emocionais, Conheça o conteúdo programático :
​
​
Encontro 1: Boas vindas, diagnósticos e avaliações
O que sua pelve demonstra em termos posturais, funcionais e energéticos?
Encontro 2: Ossos da pelve
Compreender e encontrar caminhos para estabilidade e mobilidade na sua cintura pélvica.
Encontro 3 - Músculos da pelve
Compreender se existem desequilíbrios musculares na sua pelve e buscar recursos para uma melhor integração.
Encontro 4 - Integração
Suporte para elaboração e integração dos temas vividos por você até agora no programa
Encontro 5 - Órgãos da pelve
Conhecer e acessar suas vísceras pélvicas dentro de uma perspectiva de movimento e mobilidade
Encontro 6 - Assoalho pélvico
Conhecer e reconhecer seus órgãos sexuais e esfincters da sua pelve
Encontro 7 - Integração
Suporte para você elaborar e integrar os temas vividos
Encontro 8 - ​Pelve, respiração e voz
Integrar os diafragmas e suas relações com a respiração e a vocalização
Encontro 9 - Recursos da análise Bioenergética
Encontro 10 e 11 - Integração
Encontro 12 - Encerramento
Ações de apoio e suporte ao programa:
​
1- O programa tem uma conteúdo programático estruturado, porém, o decorrer do processo terapêutico é soberano em relação as escolhas dos temas e roteiros de cada encontro. Caso seja necessário serão sugeridas mudanças nesse roteiro e que serão definidas de forma conjunta entre terapeuta e paciente.
​
2- O participante será convidado durante o programa:
-
Manter um diário de bordo ao longo de todo o processo que servirá como um importante recurso de registro e elaboração das experiências vividas no programa.
-
Buscar alguma atividade extra que envolva movimentos pélvicos ativos e em contextos artísticos e/ou terapêuticos. Serão sugeridos e incentivadas nesses três meses do programa que você se engaje e busque uma atividade extra das quais serão sugeridas opções como: aulas de dança do ventre, Twerk, dança de salão, dança afro, grupos terapêuticos de movimento (grupos de bioenergética, Biodanza, abordagens tântricas, meditações ativas).​​

Conteúdo programático em detalhe:
Encontro 1: Boas vindas, diagnósticos e avaliações
O que sua pelve demonstra em termos posturais, funcionais e energéticos?
Encontro 2: Ossos da pelve
Compreender e encontrar caminhos para estabilidade e mobilidade na sua cintura pélvica.
Encontro 3 - Músculos da pelve
Compreender se existem desequilíbrios musculares na sua pelve e buscar recursos para uma melhor integração.
Encontro 4 - Integração
Suporte para elaboração e integração dos temas vividos por você até agora no programa
Encontro 5 - Órgãos da pelve
Conhecer e acessar suas vísceras pélvicas dentro de uma perspectiva de movimento e mobilidade
Encontro 6 - Assoalho pélvico
Conhecer e reconhecer seus órgãos sexuais e esfincters da sua pelve
Encontro 7 - Integração
Suporte para você elaborar e integrar os temas vividos
Encontro 8 - ​Pelve, respiração e voz
Integrar os diafragmas e suas relações com a respiração e a vocalização
Encontro 9 - Recursos da análise Bioenergética
Encontro 10 e 11 - Integração
Encontro 12 - Encerramento
Procuraremos responder: o que sua pelve demonstra em termos posturais, funcionais e energéticos? Para isso faremos avaliação fisioterapêutica e leitura corporal através da análise bioenergética. Esse encontro é também um momento para que você possa compartilhar comigo como o tema da pelve te atravessa hoje para que possamos alinhar e situar seus objetivos com o programa. Apresentarei para você algumas linhas de leitura corporal e análises simbólicas sobre o tema da pelve e seguiremos por essas rotas investigativas.
Exercícios terapêuticos: Elaboração de carta para a pelve e preparação para próximo encontro (desenho dos ossos da pelve).
Encontro para conhecer e acessar os ossos da pelve, nosso continente esquelético. Começaremos com anatomia experiencial. Você já previamente fez o desenho dos ossos da pelve e agora utilizaremos recursos para aprofundar a sensação desses ossos. Nos encontros presenciais focaremos em terapia manual com estratégias de mobilização articular, e no formato online, em automobilizações articulares. Nesse processo identificaremos se há tensão e/ou restrição de movimento em articulações específicas na sua pelve e trabalharemos nesse sentido. Você tem restrições em alguma articulação? Sente sua pelve instável? Sente ela restrita? Vamos mapear e localizar esses pontos.
Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina de exercícios de mobilidade articular para a pelve. Junto a isso fará a preparação para o próximo encontro (desenho esquemático dos músculos da pelve).
Encontro para conhecer e acessar os músculos da região pélvica. Começaremos com anatomia experiencial. Você já previamente fez o estudo dos músculos da pelve e agora utilizaremos recursos para aprofundar sua compressão e sensação desses músculos. Junto a isso, nos encontros presenciais focaremos em terapia manual com estratégias de liberação miofascial e no formato online com autoliberação miofascial com acessórios. Nesse processo identificaremos se há tensão, perda de força muscular, ou desconexão com grupos musculares específicos da sua pelve. Como está o equilíbrio muscular da sua pelve?
Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina de exercícios com enfoque muscular a partir do que foi diagnosticado e avaliado no nosso percurso terapêutico.
No programa estão reservados dois encontros estratégicos para que possamos eleger alguns temas e recursos terapêuticos para integração e maior aprofundamento. Nesse momento te ajudarei a processar as experiências vividas (vamos rever exercícios terapêuticos e abordagens terapêuticas manuais em uma perspectiva individualizada e contextualizada). Ao longo do programa temas singulares da sua pelve terão oportunidade de emergir, e nesse processo, esses encontros te darão suporte para elaboração e integração.
Como as experiências vividas até agora impactaram o seu corpo? Como você está elaborando o que foi experienciado nos últimos encontros? Quais recursos terapêuticos são importantes para você nessa etapa do programa?
Nessa semana você fará a preparação para o próximo encontro (desenho esquemáticos dos órgãos da região pélvica).
​Encontro para conhecer e acessar os órgãos da pelve, nosso conteúdo visceral. Nesse encontro trabalharemos inicialmente com anatomia experiencial. Você já previamente fez o desenho dos órgãos da pelve e agora utilizaremos recursos para corporalizar (somatizações através da anatomia experiencial) e vivenciar esses órgãos através da terapia manual. Na terapia manual minha principal referência é a osteopatia e suas técnicas para ausculta e mobilização visceral. Nesse processo, identificaremos através de auscultas específicas se há tensão e/ou restrição de movimento em vísceras para elegegermos um foco e trabalharemos nesse sentido. No encontro online esse diagnóstico será realizado através de entrevista direcionada na qual decidiremos nosso foco a partir de uma investigação sobre hábitos alimentares, doenças pregressas, sintomas orgânicos, queixas de dor etc.
Você conhece os seus órgãos pélvicos? Sabe sua forma, localização? Quais órgãos do seu corpo precisam de mais suporte e atenção?
​Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará exercícios sendo guiado por áudio (somatização para acesso as vísceras pélvicas) e auto liberação miofascial com bola com um enfoque visceral. Junto a isso fará a preparação para o próximo encontro (desenho esquemáticos do assoalho pélvico - mapeando os esfincters e órgãos envolvidos diretamente com a sexualidade.
​
Encontro para conhecer e acessar o assoalho pélvico, órgãos sexuais e os esfíncteres (anal, vaginal e urinário) que atravessam esse assoalho associando-os às suas vísceras relacionadas. Trabalharemos inicialmente com anatomia experiencial e faremos exercícios terapêuticos para ganho de percepção corporal dessa região do corpo. Junto a isso, faremos um mapeamento de importantes estruturas pélvicas relacionadas a sexualidade.
Você conhece a anatomia do seu assoalho pélvico? Já teve a oportunidade de estudar esses temas? Como você se sente com a possibilidade de identificar e se apropriar conscientemente dos seus órgãos sexuais?
Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina ativação e consciência corporal especificamente para o assoalho pélvico.
No programa estão reservados encontros estratégicos para que possamos eleger alguns temas e recursos terapêuticos para integração e maior aprofundamento, como descrito no encontro 4.
​
Encontro para conhecer e mapear as relações entre a pelve e a respiração. Através da anatomia experiencial acessaremos diferentes diafragmas do corpo e faremos dinâmicas corporais para você sentir e se apropriar dessas estruturas. Você aprenderá recursos para conectar vocalização e sonorização com estruturas e sensações pélvicas.
Como você respira? Você já explorou as relações que existem entre sua respiração e sua pelve?
Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina terapêutica de respiração e vocalização guiada por áudio.
Nesse encontro você conhecerá alguns conceitos e vivências relacionadas à análise bioenergética e às sensações da pélvicas. Abordaremos as noções de grounding, de couraças e de relações entre carga e descarga no organismo humano. Importante ressaltar que um processo terapêutico bioenergético não deve ser compreendido de forma reducionista e imediatista. Por essa razão, esse encontro, dado seu caráter pontual, proporá vivências de conteúdos e práticas introdutórias para que você se sinta seguro e possa se apropriar das experiências de forma prazerosa e integrativa.
Como está a sua conexão com suas pernas e seus pés? Você se sente uma pessoa grounded, conectada com sua base? Como você percebe o fluxo energético do seu corpo? Ao falarmos sobre energia estamos falando sobre corpo! Estamos falando sobre vitalidade, circulação sanguínea e dinâmicas de pulsação e vibração.
​​Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina de exercícios de bioenergética que serão apresentados e trabalhados nesse encontro.
No programa estão reservados dois encontros estratégicos para que possamos eleger alguns temas e recursos terapêuticos para integração e maior aprofundamento. Nesse momento te ajudarei a processar as experiências vividas selecionando exercícios e dinâmicas para sua rotina terapêutica e escolhendo abordagens de terapia manual e da Bionergética em uma perspectiva especificamente individualizada e contextualizada. Ao longo do programa temas singulares da sua vida e relação com sua pelve terão oportunidade de emergir, e nesse processo esses dois encontros te darão suporte para elaboração e integração.
Como você está se sentindo nesse momento do programa? Qual suporte e quais recursos terapêuticos são necessários para você agora?
Exercícios terapêuticos: Retomaremos o trabalho com a carta escrita no encontro 1. Essa semana você irá respondê-la para preparar o fechamento do programa no encontro 12.
Encontro para um fechamento integrativo do percurso vivido no programa. Nesse momento faremos uma dinâmica terapêutica criativa para pelve, na qual você será convidado a articular movimento, expressão e emoção através de estratégias e recursos artísticos. Essas atividades podem incluir ações de dança, canto, desenho ou produção textual. Essa escolha será definida a partir das afinidades de cada participante e será definido ao longo do nosso percurso terapêutico. Esse último encontro culminará o que estivemos trabalhando ao longo dos 12 encontros.
​


