Programa Pistas para respiração
Conheça o Programa
Formato dos encontros
12 encontros individuais realizados ao longo de 3 meses (encontros semanais) com 1h de duração cada.
Público alvo:
O programa é para qualquer pessoa interessada em aprofundar sua relação com a respiração, sem recorte de gênero, idade ou formação específica. Todas as informações são direcionadas e preparadas pedagogicamente com flexibilidade para contemplar diferentes necessidades de cada indivíduo.
Abordagens utilizadas
Anatomia experiencial, terapia manual, exercícios terapêuticos e análise bionergética.
O programa inclui
Avaliação personalizada, intervenções e recursos terapêuticos com terapia manual e análise bioenergética, elaboração de rotinas de exercícios terapêuticos e vivências de anatomia experiencial.
Diferença entre o programa online e presencial:
No programa presencial utilizaremos a terapia manual como recurso terapêutico, e no online as intervenções manuais serão substituídas pelas autoliberações miofasciais
Pistas para a respiração
Seu corpo respira em globalidade, respirar é uma potência de todas as células que te compõe. O ar entra no seu corpo e depois se difunde em um meio líquido para que a respiração celular aconteça. Como acessar essa realidade tão abrangente e complexa? Temos vários caminhos: podemos navegar nos nossos sistemas esquelético, muscular, fascial, visceral, embriológico e também nos padrões emocionais, energéticos e celulares envolvidos nessa dança infinita de dentro-fora que é o respirar.
Como está sua relação dentro-fora? Como está a qualidade de pulsação entre aquilo que entra em você e o que você deixa sair? Venha atravessar essas e outras questões profundas sobre nossa existência fluida e em movimento.
Encontro 1: Boas vindas, diagnósticos e avaliações
Como você está respirando hoje?
Encontro 2: Caixa torácica e costelas
Tridimensionalidade da caixa torácica.
Encontro 3: Ganho de mobilidade na caixa torácica
Ganhar e ocupar novos espaços dentro de si.
Encontro 4: órgãos da caixa torácica
Relação dos órgãos com postura e mobilidade da sua caixa torácica
Encontro 5: Conhecendo o músculo diafragma torácico
Reconhecer e integrar essa importante estrutura
Encontro 6: Relação entre diafragma torácico e musculatura abdominal. Dissinergias abdomino-frênicas e as abordagens hipopressivas como caminhos pedagógicos e terapêuticos.
Encontro 7 e 8: Nossos cinco diafragmas corporais.
Os 5 diafragmas corporais e a sua relação com o equilíbrio craniossacral.
Encontro 9 e 10: Teoria polivagal respiração
Fazer amizade com o sistema nervoso autônomo
Encontro 11 e 12: Finalização do programa e integração
Ações de apoio e suporte ao programa:
1- O programa tem uma conteúdo programático estruturado, porém, o decorrer do processo terapêutico é soberano em relação as escolhas dos temas e roteiros de cada encontro. Caso seja necessário serão sugeridas mudanças nesse roteiro e que serão definidas de forma conjunta entre terapeuta e paciente.
2- O participante será convidado durante o programa:
-
Caso seja do interesse do participantem ele será incentivado e orientado a buscar buscar alguma atividade extra que potencialize propriocepção respiratória e/ou ganho de maior condicionamento cardiovascular, das quais são sugeridas atividades físicas que envolvam demanda aeróbica; práticas de mergulho; práticas de Yoga. Essas sugestões serão explicadas e contextualizadas dentro da singularidade de cada participante
Conteúdo programático em detalhe:
Encontro 1: Boas vindas, diagnósticos e avaliações
Como você está respirando hoje?
Encontro 2: Caixa torácica e costelas
Como suas costelas se movimentam? Conhecer e ampliar percepções sobre a tridimensionalidade da caixa torácica.
Encontro 3 : Ganho de mobilidade na caixa torácica
Como está a mobilidade da sua coluna e caixa torácica? Aprender a ganhar e ocupar novos espaços dentro de si.
Encontro 4: órgãos da caixa torácica
Acessar a relação dos órgãos com a postura e mobilidade da sua caixa torácica
Encontro 5 : Conhecendo o músculo diafragma torácico
Anatomia experiencial e análise cinesiológica vivencial desse importante músculo respiratório
Encontro 6 : Relação entre diafragma torácico e musculatura abdominal. Abordaremos as dissinergias abdomino-frênicas e as abordagens hipopressivas como caminhos pedagógicos e terapêuticos.
Encontro 7 e 8 : Conhecendo os outros diafragmas corporais. Aprenda a integrar os nossos 5 diafragmas corporais e a sua relação com o equilíbrio craniossacral.
Encontro 9 e 10 - integração da teoria polivagal respiração e sistema nervoso autonomo
Encontro 11 e 12: Finalização do programa e integração
Encontro para investigar: Como você está respirando hoje? Para isso faremos uma avaliação funcional e anatômica do seu tórax e de seus movimentos respiratórios. Esse encontro é também um momento para que você possa compartilhar comigo como o tema da respiração te atravessa hoje. A partir disso iremos alinhar e situar seus objetivos com o programa. Apresentarei para você algumas linhas de leitura corporal e análises simbólicas sobre o tema respiração e seguiremos por essas rotas investigativas.
Exercícios terapêuticos: Elaboração de carta para a sua respiração.
Preparação para próximo encontro: desenho da caixa torácica e cintura escapular.
Encontro para conhecer e acessar a caixa torácica e o movimento das costelas, nosso continente esquelético respiratório. Começaremos com anatomia experiencial. Você já previamente fez o desenho dessa parte do corpo e agora utilizaremos recursos para aprofundar a sensação desses ossos. Você terá uma introdução aos movimentos envolvidos na respiração: abordaremos a tridimensionalidade da sua caixa torácica, os movimentos de alça de balde e braço de bomba e os padrões funcionais de movimento respiratório.
Você está consciente de todo o potencial respiratório da sua caixa torácica? Está preso em algum movimento disfuncional na coordenação entre caixa torácica e abdome?
.Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina de exercícios respiratórios para dar suporte para as aprendizagens desse atendimento.
Encontros para ganho de mobilidade da caixa torácica. Para uma respiração plena e funcional a sua coluna torácica, costelas, esterno e cintura escapular devem ter mobilidade para dar suporte para o movimento rítmico de expansão e contração que a respiração provoca. Estamos falando de ossos e articulações: essas estruturas devem ter sua mobilidade preservada e potencializada. Faremos, com esse objtivo, uma rotina de mobilidade articular com esse enfoque. Trabalharemos com os conceitos de CARs, movimentos espirais e crescimento axial para coluna torácica. Você será guiado para exercícios que te permitam resgatar o movimento do seu continente esquelético respiratório. Como está sua mobilidade torácica? Sente alguma restrição? Sabe como acessar essa parte do corpo?
Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina de mobilidade articular para dar suporte para as aprendizagens desse atendimento. Preparação para próximo encontro: você irá desenhar os órgãos pulmão e coração para preparar nosso próximo atendimento.
Nossos ossos foram um continente esquelético para um conteúdo visceral. Não faz sentido se relacionar com nosso corpo e seus movimentos desconsiderando a intrínseca e determinante relação entre nossos órgãos com o sistema músculo-esquelético. Estamos falando de estruturas de alta hierarquia para o corpo humano: órgãos são estruturas vitais para nossa vida e nosso corpo sabiamente é todo organizado para garantir suprimento sanguineo e homeostasia para seus tecidos. O mais interessante é que é possível sentir, se conenctar e se movimentar a partir dos diferentes órgãos. Nesse encontro faremos isso!
Exercícios terapêuticos: Durante a próxima semana você fará uma rotina de visualização e movimento com enfoque nos órgãos torácicos.
Encontro para conhecer mais profundamente esse músculo fascinante que é o diafragma torácico. Utilizaremos a anatomia experiencial como recurso: todas as informações anatômicas e cinesiológicas apresentadas serão vivenciadas no seu próprio corpo. Te mostrarei imagens e vídeos selecionados, te explicarei detalhes anatômicos e funcionais desse músculo. Onde ele se insere? Qual sua forma, espessura e tamanho? Como é seu padrão de contração e relaxamento? Você aprenderá tudo isso nesse encontro
Exercícios terapêuticos: Essa semana você vai incluir na sua rotina de exercícios respiratórios e de mobilidade visualizações e ativações específicas para o músculo diafragma torácico.
Agora que você conhece bem o seu diafragma torácico, ampliaremos sua compreeensão aprofundando em temas fundamentais para a coordenação do diafragma torácico e dos músculos abdominais. A dissinergia abdomino-frênica acontece quando temos uma ativação insuficiente da musculatura abdominal no tempo expiratório e um padrão de contração/relaxamento do diafragma torácico disfuncional. Iremos avaliar esse mecanismo no seu corpo e aprender repadronizar essa sinergia ideal entre diafragma e abdome. Junto a isso compreenderemos a importância do tema da pressão intra-abdominal para se abordar a respiração! Os vácuos abdominais e as estratégias hipopressivas são importantes recursos pedagógicos e terapêuticos para aprofundar esses saberes.
Exercícios terapêuticos: Nessa semana você irá aprender exercícios para sinergia abdomino-frênica e vácuos abdominais
O diafragma torácico não é nosso único diafragma! Temos na verdade cinco diafragmas:
(1) tentório do cerebelo - extensão da dura-máter que separa o cerebelo dos lobos occipitais do cérebro; (2) língua, (3) entrada torácica (4) diafragma torácico (5) assoalho pélvico.
Os diafragmas do corpo são nomeados assim por serem estruturas anatómicas que ocupam um espaço horizontal no nosso corpo. Além disso, essas estruturas são áreas em estreita continuidade anatômica, capazes de se influenciarem mutuamente.
Nesses dois encontros você vai conhecer essas estruturas e vivenciar recursos terapêuticos para sua integração. Você conhecerá o sistema craniosscaral e ampliará o conceito de respiração corporal.
Exercícios terapêuticos: Nessas semanas você realizará em casa exercícios terapêuticos orientados pela terapia craniossacral para dar suporte para as experiências vividas nos encontros
A respiração é uma ação tanto voluntária e involuntária do nosso corpo! Isso significa que o sistema nervoso autônomo (involuntário) tem um papel importante na nossa dinâmica respiratória. Padrões de estresse, e relações de ativação simpática e parassimpática são determinantes para nossa forma de respirar. Nesses próximos dois encontros, ancorados pela teoria polivagal, seguiremos por trilhas terapêuticas que permita uma maior ativação do seu sistema vago ventral para uma melhor autorregulação do seu sistema nervoso autônomo. Você aprenderá a fazer amizade com seu sistema nervoso autônomo, aprendendo a ler suas pistas neuroceptivas.
Exercícios terapêuticos: Nessas semanas você realizará em casa exercícios terapêuticos orientados pela teoria polivagal para dar suporte para as experiências vividas nos encontros
Aqui chegamos na reta final do nosso percurso terapêutico! Com certeza sua forma de respirar foi transformada nos últimos 3 meses. Nesses encontros finais elegeremos temas para revisitar a partir da sua necessidade individual e prepararemos nossa finalização e integração para encerramento do programa.


